Para cuidar da saúde e da vitalidade do rosto e do corpo, os dermocosméticos contam com ingredientes que hidratam, restauram e fortalecem a pele. Se você faz parte do time de pessoas curiosas, já deve ter percebido o ácido araquidônico na composição de alguns produtos. Porém, você sabe qual é a função desse ativo?
Considerado o segundo ácido graxo insaturado mais abundante na pele, ele é um ativo essencial para manter o rosto e outras regiões do corpo saudáveis. Para você tirar suas dúvidas, elaboramos um conteúdo exclusivo sobre o ingrediente a seguir.
De acordo com Marília Tamaki, Analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Creamy, “o ácido araquidônico é um dos ácidos graxos ômega-6 essenciais para a pele. Isso porque o organismo não sintetiza esse componente necessário para a síntese de outros ácidos graxos envolvidos em diversos processos metabólicos”.
“Por estar ligado a processos de inflamação, os ácidos graxos ômega-6 precisam estar bem equilibrados com os ômega-3, que são responsáveis pela ação anti-inflamatória”, completou.
O ácido araquidônico está presente na camada mais externa da pele (a barreira cutânea), que protege o organismo contra agentes externos do cotidiano, como poluição, bactérias e muito mais. Caso haja a deficiência do ativo, segundo a Marília, ela pode “aumentar a perda transepidermal de água e ocasionar algum tipo de dermatite”.
Como vimos, o ácido para pele é muito importante para manter a vitalidade da barreira cutânea. Porém, esse ingrediente também pode trazer outros benefícios para a região aplicada, você sabe quais?
De acordo com Marília, “a presença do ácido araquidônico em uma formulação, juntamente a outros ácidos graxos essenciais, pode aliviar o incômodo de peles sensíveis e sensibilizadas”.
Na formulação dos produtos de skincare, “o ingrediente também é essencial à integridade estrutural e à função de barreira da pele, contribuindo para torná-la mais saudável e fortalecida”, completou.
Após saber mais sobre as funções do ácido araquidônico na pele, você deve estar se perguntando como inseri-lo na sua rotina de cuidados com o rosto, certo? Aqui na Creamy, ele está presente no Retinol, creme facial anti-idade.
Junto a outros ingredientes presentes, como ácido ferúlico, alfa-arbutin, bisabolol, EpiOn®, Nano Vitamina C, Phloretin e retinol puro a 0,3%, o ativo é capaz de proporcionar diversos benefícios para a pele. Veja os principais:
Lembre-se de que um ativo nunca age sozinho na composição dos dermocosméticos, mas sim em sinergia, para proporcionar benefícios ao rosto. Por isso, é preciso entender o efeito de cada substância presente na formulação.
Segundo Marília, “o uso de ácido araquidônico na pele não apresenta contra-indicações, apenas vantagens, pois é ideal para peles sensíveis e sensibilizadas”. Por ele estar presente no Retinol, uma recomendação é utilizá-lo em noites alternadas no começo.
Gostou de saber mais sobre o ácido araquidônico? Então, aproveite para adquirir os produtos de skincare da Creamy. Com fórmulas inteligentes e revolucionárias, você percebe os resultados em poucas semanas de uso. Adicione seus favoritos no carrinho de compras!