O ácido fítico é uma substância encontrada em leguminosas ou cereais como o arroz, o gérmen de trigo e a aveia. Em produtos de skincare, ele é um importante ingrediente para diminuição e clareamento de manchas.
Também chamado de fitato, ele costuma ser usado pela indústria cosmética como ativo em produtos de ação antienvelhecimento e despigmentante ou até em artigos de higiene bucal.
Por ser bastante versátil, o ácido fítico pode estar em fórmulas com textura em creme, loção ou gel. A Creamy preparou um conteúdo exclusivo para tirar todas as suas dúvidas sobre o que é ácido fítico, que propriedades ele tem e por que é tão eficaz no combate às manchas no rosto.
O ácido fítico faz parte do grupo dos antinutrientes. Quando ingeridos em excesso, os antinutrientes atrapalham a absorção de nutrientes durante a digestão. Apesar disso, algumas substâncias desse grupo, como a fibra alimentar, potencializam a limpeza do organismo.
Na natureza, o ácido fítico é a principal forma de armazenamento de fósforo em sementes. Por possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e hidratantes, ele está presente em diversos produtos cosméticos para a pele.
Porém, o que torna o ácido fítico a estrela de muitos produtos de skincare é a ação inibidora sobre a tirosinase, enzima responsável pela produção de melanina.
Ele está presente em produtos para tratar diversos tipos de hipercromia, como manchas solares, hormonais e pós-inflamatórias. Na Creamy, você encontra o ácido fítico na fórmula do nosso verdinho, o Ácido Tranexâmico.
Conhecidas como hipercromias, as manchas escuras na pele são causadas pelo excesso de melanina. Os melanócitos são os componentes responsáveis por produzir essa substância e podem ser estimulados por agentes externos, como a luz solar.
Isso acontece porque a pele entende que precisa se proteger desses agentes e produz mais melanina. Além da luz solar, essa reação pode ser provocada por fatores hormonais e procedimentos como a depilação.
O surgimento de hipercromias pode estar relacionado também ao fator hereditário, por isso é importante evitar situações de estresse para a pele. Usar filtro solar diariamente é uma das formas mais eficazes para dificultar o aparecimento de manchas novas.
Há diversos ácidos no mercado que agem no tratamento de hipercromias. Por ter ação inibidora da tirosinase, o ácido fítico tem sido cada vez mais utilizado em substituição da hidroquinona.
A hidroquinona é uma substância química consolidada no combate a manchas por também inibir a produção de tirosinase. Apesar disso, após longos períodos de uso, ela pode trazer reações adversas para a pele.
Por ter também propriedades hidratantes, o ácido fítico trata as hipercromias de forma mais gentil, sendo especialmente indicado para o tratamento de peles mais sensíveis.
É importante ressaltar que os ácidos ajudam na redução ou no desaparecimento de manchas já existentes, mas não impedem o aparecimento de novas hipercromias. Por isso, o skincare precisa ser completo para garantir os melhores resultados.
O Ácido Tranexâmico da Creamy pode ser adquirido sozinho ou em alguns combos e kits disponíveis no site. Ele traz quatro poderosos ativos no tratamento de manchas: ácido tranexâmico, ácido glicólico, niacinamida e alfa-arbutin. Além disso, a fórmula contém ácido fítico, o que garante uma esfoliação química gentil enquanto uniformiza o tom do rosto.
Por ter textura aquosa, nossa solução de Ácido Tranexâmico age diretamente na pele e tem rápida absorção. Na rotina diária, ela deve vir logo após a higienização, preparando a pele para a absorção dos nutrientes das etapas seguintes do skincare.
No Kit São Manchas Passadas, o verdinho vem acompanhado do Ácido Mandélico. Além de ser eficaz na redução de manchas escuras, ele induz a produção de colágeno, potencializando a camada de proteção, deixando a pele mais firme e iluminada.
Os dois potencializam o tratamento antimanchas e promovem a renovação celular, melhorando a textura da pele. O Kit São Manchas Passadas deve ser usado no skincare noturno para evitar a reação dos ingredientes à luz solar. Para isso, após a higienização, aplique o Tranexâmico e, depois de secar, o Mandélico. Ao acordar, siga sua rotina de cuidados diurna e não se esqueça do filtro solar.
Lembre-se: independentemente do seu tipo de pele, ao iniciar o tratamento com qualquer tipo de ácido, use em dias intercalados para evitar qualquer dano à saúde do seu rosto. É também fundamental visitar seu dermatologista de confiança para garantir a segurança do tratamento.
Os produtos Creamy foram elaborados com fórmulas inteligentes e os melhores ingredientes disponíveis para causar uma revolução no seu skincare. Confira todas as opções disponíveis para sua rotina de cuidados faciais.