AlsoBuyMinicart Settings 2

Glossário / acido-kojico

Ácido Kójico

Presente em cosméticos japoneses desde 1988, o ácido kójico está se popularizando cada vez mais no Ocidente. Ele está presente em produtos de skincare voltados para a uniformização do tom da pele e o clareamento de manchas, como melasma e olheiras pigmentares.

Apesar de ter essa principal função, o ácido kójico tem propriedades antimicrobianas e antioxidantes, além de contribuir para a redução de rugas e a prevenção do fotoenvelhecimento. Todas essas vantagens são naturais, uma vez que o ativo é extraído da soja, arroz e saquê.

“O ácido kójico pode ser obtido por meio da fermentação de fungos ou como subproduto da produção de alguns alimentos, como saquê ou shoyu”, explica o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia.

Como o ativo age na pele?

A busca por ácido kójico para manchas na pele está cada vez maior. Além de ter todas as vantagens mencionadas acima, ele é um ativo sem contraindicações, exceto em caso específico de hipersensibilidade. O Dr. Luiz explica que ele “não é sensibilizante como os AHAs, mas é bom sempre utilizar um protetor solar durante o uso”.

“O ácido kójico atua inibindo a tirosinase, uma enzima envolvida na síntese de melanina pela pele. Ao diminuir a produção de melanina, temos uma melhora da hiperpigmentação da pele. Ele também apresenta certa ação antifúngica e antimicrobiana, além de antioxidante”, acrescenta o Dr. Luiz.

Relação entre melanina e manchas na pele

A síntese de melanina é influenciada por processos inflamatórios. É possível perceber que sempre que temos espinhas ou tomamos muito sol, temos uma área mais pigmentada que o restante do corpo.
Outros fatores que podem afetar a produção de melanina são dermatites, alergias, hormônios desregulados e poluição, entre outros. O ácido kójico atua justamente para que não ocorra esse excesso de produção de melanina, que causa hiperpigmentações.

Ácido kójico em cosméticos

Existe o ácido kójico manipulado, mas está cada vez mais fácil encontrar dermocosméticos que já vêm com o ativo na fórmula. Eles estão disponíveis em formato de creme, sérum e loção. Um exemplo é o nosso creme antirrugas clareador específico para a área dos olhos.

Entre todos os benefícios do Eye Cream da Creamy, está a diminuição de olheiras, graças à atuação do ácido kójico.

Ácido kójico dipalmitato

O ác. kójico também pode estar presente nos cosméticos de forma derivada: ácido kójico dipalmitato. Esse é o resultado de uma modificação estrutural que torna a molécula do ativo, que era solúvel em água, mais resistente à oxidação e solúvel em óleo.

Assim, o ácido kójico dipalmitato penetra melhor na pele e oferece maior estabilidade com altas temperaturas e oxidação.

Como usar o ácido kójico?

Como mencionamos, esse ativo pode estar presente em cosméticos em formato de creme, loção e sérum. O que pode variar é a concentração do ácido kójico no produto, por isso é importante contar com a ajuda de um dermatologista. Entre 1 e 2% do ativo já basta para tornar a ação eficaz, sem provocar irritação nem outro tipo de sensibilidade.

Por agir de uma forma diferente dos AHAs, esse é um clareador seguro durante o dia. Porém, mesmo não causando manchas e sensibilidade, é muito importante passar protetor, combinado com a aplicação do ácido kójico.

Dermocosméticos com formulação inteligente

Os produtos da Creamy são pensados para facilitar seu skincare, com ativos eficazes para o tratamento desejado. O ácido kójico é apenas um exemplo de componente encontrado em nossos produtos, elaborados para deixar sua pele sempre radiante e saudável.

PRODUTOS RELACIONADOS

VEJA MAIS
VEJA MAIS