Algumas substâncias fazem muito bem para a saúde humana, mas nós não conseguimos produzi-las naturalmente. É o caso do ácido linolênico , um ômega 3 que traz diversos benefícios para nós.
Como não sintetizamos essa substância em nosso organismo, precisamos encontrá-la de outras maneiras. A boa notícia é que existem cosméticos que fazem essa ponte de maneira muito satisfatória. Quer entender como? A Creamy explica a seguir!
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o ômega 3 não é uma substância só. Esse é o nome utilizado para descrever um conjunto de substâncias com uma característica em comum: a primeira dupla ligação da molécula está sempre entre o 3º e o 4º carbono a partir do radical metila.
“A família de ácidos graxos ômega 3 é composta por ácidos graxos lineares poli-insaturados,” explica Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia. “A diferença se encontra no tamanho da cadeia carbônica linear e na quantidade de insaturações (duplas ligações) na molécula.”
Dessa maneira, moléculas com insaturações entre o 6º e o 7º carbono a partir do radical metila são parte da família do ômega 6. Radical metila é o nome que se dá a uma parte da estrutura que forma a molécula dessas substâncias.
O protagonista do nosso conteúdo de hoje, o ácido linolênico, faz parte dessa família de ácidos graxos do ômega 3. Mesmo sendo essenciais para o bem-estar humano, essas substâncias não são produzidas pelo nosso corpo. Por isso, temos que buscar outras maneiras de obtê-las.
“Os ácidos graxos são necessários para a síntese de outros ácidos graxos envolvidos em diversos processos metabólicos,” comenta Dr. Luiz. Por isso, é fundamental que nós tenhamos uma fonte dessas substâncias para manter esse ciclo funcionando.
Existem algumas maneiras de fazer isso. As mais comuns são a ingestão de alimentos e suplementos com ômega 3 ou a aplicação de produtos tópicos com essas substâncias. Ambas são alternativas com benefícios específicos.
“A ingestão dos ácidos graxos apresenta ótimos benefícios para a pele e outros sistemas, como o cardiovascular”, conta o médico. “Já a aplicação tópica apresenta benefícios mais locais e imediatos, como melhora da função de barreira e diminuição da perda transepidermal de água.”
Dessa forma, o uso do ácido pode ocorrer de diversas maneiras, desde que você tenha o acompanhamento médico necessário de acordo com sua escolha. Isso porque, mesmo não tendo contraindicações, o componente deve ser utilizado sempre na dose correta e indicada para você.
Se você quer adicionar esse ácido para a pele em sua rotina, saiba que isso é muito simples e benéfico. “O ácido linolênico apresenta uma ação de minimização da produção de melanina, por meio da inibição da tirosinase”, Dr. Luiz explica. “Também tem ação anti-inflamatória, sendo ideal para peles acneicas ou sensíveis”.
Dessa maneira, se você sofre com hiperpigmentações, o ácido linolênico pode ser a opção ideal para seu caso. Esse ácido para o rosto pode suavizar essas manchinhas que tanto incomodam, além de impedir que outras nasçam.
Além disso, para peles com tendência a reagir a certos ingredientes por serem mais sensíveis, o ácido linolênico é uma ótima opção. Ele traz benefícios sem irritar a pele.
Sabe qual é a melhor parte? Você encontra esse ingrediente bem aqui na Creamy. O Retinol , nosso gel-creme facial noturno, conta com esse e muitos outros componentes na fórmula que são grandes aliados na hora de oferecer os cuidados anti-idade que tanto amamos.
Quer adicionar o ácido linolênico no seu dia a dia? Então, não perca tempo e garanta já seu roxinho, aqui na Creamy ! Aproveite a visita e crie sua rotina de skincare revolucionário com a ajuda dos nossos produtos, que são sempre feitos com a melhor qualidade, para atender suas necessidades.