O ácido maltobiônico faz parte de uma categoria de ácidos de última geração e apresenta alto poder esfoliante, anti-idade, hidratante e antioxidante. Com tantos benefícios, ele tem sido um ingrediente queridinho nas fórmulas dos melhores dermocosméticos e uma escolha certeira para qualquer rotina de skincare.
É claro que ele também tem espaço garantido nas fórmulas inteligentes da Creamy. No Glicointense Peel, esse ativo é associado aos ácidos glicólico e salicílico, e ao LHA, para garantir um efeito peeling surpreendente e ideal para cuidados com a pele oleosa. Confira tudo sobre o ingrediente a seguir.
Esse ácido faz parte da família dos poli-hidroxiácidos (PHA) e é derivado da maltose, um açúcar natural encontrado em plantas como o milho. A principal característica desse ingrediente é a capacidade de atrair e reter água, o que o torna um excelente agente hidratante.
Isso acontece porque há muitas hidroxilas presentes na estrutura do ácido, que formam ligações de hidrogênio com as moléculas de água, o que mantém a umidade da pele. Além de ser um ácido hidratante, ele possui muitos outros benefícios.
Ele também é um ácido esfoliante poderoso. Assim como outros que promovem a esfoliação, ele atua uniformizando a textura e a tonalidade da pele, pois evita o acúmulo de células mortas na superfície.
Conforme mencionamos acima, o ácido maltobiônico ajuda a uniformizar o tom da pele, porque atua na enzima diretamente responsável pela síntese de melanina. Portanto, ele também é considerado um ótimo ácido para clarear a pele.
Pensando em ácido antioxidante, o maltobiônico possui o maior poder de ação. As propriedades dele ajudam a neutralizar os radicais livres, moléculas instáveis que podem causar o envelhecimento precoce ao danificar as células da pele.
Ativos que possuem essas propriedades agem como anti-aging, preservando o colágeno e inibindo danos oxidativos. Além disso, ele é formado por galactose, um açúcar utilizado para síntese de colágeno na pele, o que ajuda a reduzir a perda de elasticidade.
Com tantos benefícios, a boa notícia é que todos os tipos de rostos podem investir nesse ácido, inclusive os sensíveis. A combinação entre alta capacidade hidratante e ação antioxidante o torna adequado para peles desde as oleosas e mistas até as secas e sensíveis.
Vale ressaltar que, ainda assim, o ácido deve ser incluído na rotina de skincare de forma gradual. Comece alternando os dias de uso com um hidratante, para não causar irritação. Também se lembre de consultar um dermatologista antes do uso, caso você tenha qualquer condição de pele.
Se você optar por mesclar o uso com outros ativos, invista nos AHAs. De acordo com o médico Dr. Luiz Carlos Romancini Filho, da Creamy, “os AHAs têm ação complementar, como o ácido glicólico. Enquanto um tem efeito rápido e intenso, o outro mantém a hidratação da pele e tem efeito suave”, diz.
Ainda que o uso do ácido seja muito seguro, especialmente nos dermocosméticos com fórmulas balanceadas da Creamy, alguns cuidados simples devem ser tomados para garantir a proteção da pele.
Nunca se exponha ao sol com o produto no rosto. Utilize o ácido durante a noite e lave muito bem pela manhã.
Hidrate o rosto durante o uso. Mesmo sendo um ácido para pele sensível, ele pode causar ressecamento, principalmente caso seja misturado com outros compostos.
Passe protetor solar diariamente, para evitar manchas. O Watery Lotion é uma excelente opção, inclusive para peles oleosas, pois possui toque seco.
Como você pôde notar, o ácido maltobiônico tem benefícios maravilhosos para qualquer rosto. Que tal investir em produtos com o ativo e manter a pele sempre bonita e bem cuidada? Aproveite as fórmulas inteligentes da Creamy.