O fosfolípido é um dos principais componentes da membrana celular, a estrutura que media o que pode entrar e sair das nossas células. Ele é uma gordura composta por algumas substâncias (glicerol, ácido graxo e cadeias de fosfato). Há uma dupla camada de fosfolípidos que mantém a estrutura da membrana celular.
Nesse sentido, ele também é um componente essencial de cosméticos, pois aumenta a permeabilidade da pele. Entender o que é esse lipídio e quais são os benefícios dele é muito importante para saber sobre a qualidade de um produto. Isso também ajuda você a entender o que está passando na sua pele.
Para entender o que significa fosfolípidos, é preciso recordar um pouco das aulas de biologia. Eles são moléculas cuja estrutura apresenta uma região solúvel em gordura (lipofílica) e outra solúvel em água (hidrofílica).
Com isso, vale entender como se formam os fosfolípidos. Na parte solúvel em gordura, encontram-se os ácidos graxos. Já na parte solúvel em água, há uma cadeia de fosfato. Dessa forma, como a célula é formada por uma bicamada de fosfolípidos, eles impedem que moléculas ruins passem para dentro da célula.
No nosso organismo, eles possuem funções muito importantes, como ajudar no transporte de lipídios no plasma sanguíneo, o que é garantido pelo perfil sérico de fosfolípidos, e na digestão.
Em relação à estrutura, ou seja, como são divididos os fosfolípidos, eles geralmente compõem duas classes: glicerofosfolipídios e esfingofosfolipídios. Os primeiros possuem um álcool ligado ao resto da estrutura, enquanto os últimos contêm outra gordura ligada no mesmo local para formar o revestimento da pele.
Agora que sabemos do que são constituídos os fosfolípidos, é hora de entender como eles são usados em cosméticos. Eles podem ser utilizados tanto em medicamentos de uso oral e injetável quanto em tópicos devido à alta segurança e versatilidade.
Dessa forma, eles são bastante conhecidos pelo efeito emulsificante. Além disso, uma grande função do fosfolípido é promover maior absorção dos cosméticos pela pele. Ou seja, eles incentivam a capacidade de permeação da pele sem deixá-la irritada.
Como sabemos, a pele possui a função de impedir que microrganismos adentrem nosso corpo. Em contrapartida, ela também limita a entrada das substâncias de produtos cosméticos em nossa pele. Assim, produtos com fosfolípidos facilitam a entrada dos ativos na pele.
Outro benefício do fosfolípido em cosméticos para a nossa pele é a alta capacidade de regenerar e reparar a barreira cutânea, auxiliando no rejuvenescimento da pele. Isso é possível graças aos fosfolipídios insaturados, que possuem um grande teor de fosfatidilcolina, molécula responsável por reduzir os sinais de envelhecimento.
Há diversos tipos de fosfolipídeos, e os mais utilizados para a fabricação de cosméticos são os lipossomas. Na realidade, eles são vesículas formadas por uma ou mais bicamadas fosfolipídicas.
Eles atuam garantindo maior penetração na epiderme e aumentando a concentração de substâncias nas camadas da pele. Aliás, eles são considerados biocompatíveis e biodegradáveis, além de melhorarem a hidratação e a elasticidade da pele.
Usar produtos de qualidade que realmente penetram a pele para garantir máxima eficácia é com a Creamy! Ajudamos você a manter a sua rotina de skincare com resultados intensificados.
Por isso, contamos com fórmulas repletas de ativos poderosos para trazer o máximo desempenho dos nossos produtos. Entre em nosso site e revolucione a sua skincare com a Creamy!