Para certificar-se de que os dermocosméticos são realmente adequados para seu tipo de pele, é preciso conhecer a composição deles. Muitos ingredientes, como o lactato de sódio, estão presentes nas rotinas de skincare. Contudo, você sabe qual é a função dessa substância nos produtos?
O lactato de sódio é o sal sódico do ácido lático, obtido por meio da fermentação, como um subproduto da glicólise. Junto ao Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia, a Creamy elaborou um conteúdo para esclarecer todas as dúvidas sobre esse ingrediente. Confira!
Uma das dúvidas mais frequentes quando encontramos o ativo na formulação dos produtos é “para que serve o lactato de sódio?”. No desenvolvimento de dermocosméticos, a substância apresenta as funções de hidratante e tamponante, por isso está presente em alguns produtos destinados à hidratação da pele.
De acordo com o Dr. Luiz, "o lactato é um ativo higroscópico (capaz de reter a umidade), por isso aumenta a hidratação da pele tanto do rosto como do corpo. Ele também atua como tamponante, ou seja, diminui as variações de pH do produto, aumentando a estabilidade dele”.
Além disso, ele é um componente do Fator de Hidratação Natural (FHN) da pele, sendo produzido naturalmente por organismos vivos a partir da glicólise.
Podemos encontrá-lo com grande facilidade na composição das matérias-primas dos dermocosméticos. Isso porque ele pode melhorar as propriedades de barreira da pele, ajudando na diminuição da perda de água transepidérmica e aumentando a eficácia dos alfa e beta-hidroxiácidos.
Se você está se perguntando sobre qual é o efeito do lactato na pele, saiba que o ingrediente ajuda na hidratação e na diminuição da perda de água do rosto e do corpo. Ele é muito utilizado por ser bem tolerado por todos os tipos de pele.
Segundo o Dr. Luiz. “não há precauções específicas ou contraindicações para o uso do lactato de sódio”. Assim, o ativo pode servir para o desenvolvimento de produtos de skincare para peles secas, sensíveis, oleosas, mistas, maduras e sensibilizadas.
Então, onde o lactato é utilizado? O ingrediente pode ser encontrado em produtos de skincare, bodycare, sabonetes e shampoos. Para descobrir se a substância está presente no seu dermocosmético ou outro item, verifique a composição do produto.
Após saber o que significa lactato de sódio e quais são os benefícios dele, talvez você queira uma forma de adicioná-lo em sua rotina de skincare. Aqui na Creamy, o ingrediente está no Eye Cream e no Anti-Aging Peptide Cream.
Contudo, “o lactato não é adicionado diretamente na fórmula e faz parte da composição de uma das matérias-primas dos dermocosméticos, auxiliando na estabilidade dela”.
Além do lactato de sódio, há outros ingredientes na composição dos produtos. No Eye Cream, os principais ativos são: Acetil-Glucosamina, Matrixyl® Synthe’6®, Matrixyl® 3000, Ácido kójico dipalmitato e Cafeisilane®.
Já o Anti-Aging Peptide Cream conta com: Acetil-Glucosamina, ácido hialurônico, Creamy Multi-peptide Complex, Biopeptídeo de Cobre, Matrixyl® 3000, Matrixyl® Synthe’6®.
Lembre-se de que um ingrediente nunca age sozinho. Por isso, encontramos diversos ativos nas formulações. Para acompanhar a evolução dos benefícios prometidos dos produtos, conte com a ajuda de um dermatologista de sua confiança.
No nosso catálogo, temos produtos para todos os tipos de pele, formulados com os melhores ingredientes. Aproveite para conhecer melhor sobre cada ativo, incluindo benefícios e funções no desenvolvimento dos dermocosméticos, com a ajuda do nosso glossário.
Após saber mais sobre o lactato de sódio e em quais produtos o ingrediente está presente, adicione os dermocosméticos com o ativo no carrinho, agora mesmo! Na Creamy, você encontra uma rotina de skincare completa para deixar sua pele mais saudável e radiante. Confira!