AlsoBuyMinicart Settings 2

Glossário / propilenoglicol

Propilenoglicol

O propilenoglicol, conhecido também como propylene glycol, é um ingrediente comum em muitos cosméticos. Porém, nos últimos anos, ele tem sido questionado por ter certo potencial alergênico.

É muito importante aprender a ler os rótulos dos cosméticos que usamos em nossa rotina de skincare e buscar informações sobre as substâncias mais usadas no mercado. Também é preciso conhecer as características da sua pele para entender exatamente o que ela precisa e evitar danos.

Por isso, a Creamy preparou um conteúdo sobre o que é propilenoglicol para tirar todas as dúvidas sobre os mitos que rondam essa substância presente em alguns produtos de skincare.

O que é e para que serve?

O propilenoglicol é um composto orgânico de álcool diol usado em vários tipos de produtos da indústria dermatológica. É um fluido viscoso, incolor, inodoro e miscível em água que ajuda outros ingredientes a serem absorvidos pela pele.

Ele é utilizado como fixador de perfumes, veículo de alguns ingredientes em medicamentos tópicos e também hidratante umectante em cosméticos diversos. Também é capaz de penetrar a pele humana, facilitando a absorção de outros ingredientes pelo corpo, já que tem um tamanho molecular pequeno e alto poder solubilizante.

Se você ainda está se perguntando para que serve o propilenoglicol nos produtos de skincare, saiba que, além de facilitar a entrada de outros ativos na barreira cutânea, ele possui ação antimicrobiana. Assim, ele potencializa fórmulas de produtos para peles oleosas.

Propilenoglicol: vilão do skincare?

Há alguns anos, o propilenoglicol vem sendo apontado como vilão na rotina de cuidados por ter certo potencial alergênico. Contudo, não há resultados conclusivos sobre esse papel irritativo.

Os críticos apontam que a mesma função que facilita a absorção de outros ativos pode ser responsável por causar irritação como a dermatite de contato alérgica. Esse álcool diol age desequilibrando a barreira cutânea, o que pode sensibilizar o rosto.

Agora, você pode estar se perguntando: se o propilenoglicol faz mal, por que ainda é tão utilizado na indústria? Porque os benefícios são muito maiores que os possíveis riscos à saúde. Afinal, podemos desenvolver alergia a praticamente qualquer componente de cosméticos, alimentos e até produtos de limpeza.

Por isso, ao notar o menor sinal de irritação da pele, é indicado parar de usar o produto suspeito imediatamente.

Outra dica para evitar alergias é utilizar apenas medicamentos e cosméticos recomendados pelo seu dermatologista de confiança, e passar por uma consulta após notar vermelhidão, irritação ou qualquer tipo de incômodo depois de usar algum produto de skincare.

Dipropilenoglicol x propilenoglicol

O dipropilenoglicol (DPG) é uma substância derivada do propilenoglicol e também é muito utilizada na indústria de cosméticos e medicamentos. Ele possui basicamente as mesmas propriedades do propilenoglicol, mas com odor reduzido.

Por esse motivo, o dipropilenoglicol costuma ser empregado em produtos com perfume para evitar alteração na fragrância final. A baixa toxicidade e a propriedade estabilizadora são alguns dos motivos da larga aplicação dele em cosméticos.

Propilenoglicol na sua rotina de skincare

Os produtos Creamy que contêm propilenoglicol em baixa quantidade são dois dos nossos ácidos: o Ácido Salicílico (turquesinha) e o Ácido Mandélico (rosinha).

O ativo garante que a textura desses produtos não mude mesmo após estarem abertos por algum tempo e também potencializa a função antiacneica de outros ingredientes na fórmula, já que possui propriedades antimicrobianas.

O Ácido Salicílico é um BHA indicado para peles oleosas, pois estimula a renovação celular e desobstrui os poros. A ação dele é imediata, reduzindo o brilho excessivo do rosto, enquanto promove uma esfoliação química suave.

Já o Ácido Mandélico atua na redução de manchas no rosto. Nosso AHA uniformiza o tom da pele e induz a produção de colágeno nas camadas mais profundas dela. O rosinha também regula a oleosidade, proporcionando um rosto sequinho, sem manchas.

Já na fórmula do Creamy laranjinha, a Vitamina C, encontramos o dipropilenoglicol. Por ser um ótimo solvente de substâncias, o DPG atua na estabilização da fórmula do nosso sérum. Como ela combina dois tipos de vitamina C (Glicosilada + Ácido Ascórbico Ethyl), exige ainda mais estabilidade para oferecer os benefícios do nosso laranjinha até a última gota.

A Vitamina C ainda contém Ácido Ferúlico e Vitamina E, poderosos antioxidantes. Nosso sérum estimula a renovação celular, protegendo contra a ação dos radicais livres, e auxilia na uniformização da pele, tornando-a mais saudável e iluminada.

Cuidados faciais com propilenoglicol é com a Creamy!

Nossos produtos são elaborados com fórmulas inovadoras que contêm apenas o necessário para um cuidado eficientecom seu rosto. Seja qual for seu tipo de pele, você encontra uma rotina completa em nosso site. Confira as opções que mais combinam com seu estilo!

PRODUTOS RELACIONADOS

VEJA MAIS
VEJA MAIS