Ao abrir uma bolsa nova, já esperamos que ela venha com um pacotinho específico, descrito como sílica-gel. No entanto, muitas pessoas não imaginam que o ingrediente principal desses itens — a sílica — também está presente em diversos produtos do nosso dia a dia, inclusive cosméticos!
Pode parecer estranho, mas a verdade é que a sílica, também chamada de dióxido de silício, é um dos materiais óxidos mais comuns no planeta. Para entender como funciona a adição dele no seu cuidado diário com a pele, continue a leitura! Vamos explicar tudo!
Como mencionamos, a sílica é um composto químico óxido bastante abundante. A sílica cristalina, por exemplo, está presente no quartzo, o segundo mineral que mais existe no mundo. Dessa forma, é um material fácil de utilizar para diversos fins.
Inclusive, o material serve como matéria-prima em diversas indústrias. A mais comum é a de materiais de construção: a areia, que é formada principalmente por esse composto, é muito utilizada, bem como o vidro, do qual a sílica é matéria-prima.
Para cada fim, o composto é transformado por diversas vezes. Em alguns casos, ele pode até ser reciclado ou reutilizado. Por isso, o material é considerado eco-friendly, desde que seja usado de maneira correta.
Como tem diversas finalidades, é comum encontrar o ingrediente com diferentes apresentações. Já mencionamos a sílica-gel, mas também é possível encontrar variações como a sílica ativa, a precipitada e a granulada.
Pesquisando um pouco mais sobre esta matéria-prima, é comum encontrar a informação de que a sílica é tóxica. Em especial, o que mais aparece são alertas sobre a silicose, uma doença pulmonar que pode levar à morte.
No entanto, o que causa esse tipo de fibrose nos pulmões é a inalação de partículas de sílica cristalina, algo a que profissionais como construtores estão mais expostos. Por isso, é muito importante o uso de EPIs, incluindo filtradores e máscaras de proteção.
A ingestão do composto também pode causar problemas, visto que ele tem um grande poder de absorção de água. Contudo, de maneira geral, não é um item tóxico, desde que seja utilizado da maneira correta.
Por isso, é muito importante atentar-se sempre às instruções de uso de cada produto da sua rotina. O uso tópico da sílica é completamente inofensivo e pode até potencializar os efeitos benéficos dos cosméticos.
Quando se trata dos cosméticos, a sílica aparece em outras variações, normalmente em forma de silicato. Assim como em outras indústrias, o ingrediente possui finalidades muito abrangentes. Alguns dos principais objetivos que o composto oferece são:
Dessa forma, existem vários motivos para você encontrar a sílica na lista de ingredientes do seu cosmético favorito, e não apenas isso: itens de beleza, como maquiagens, e de higiene pessoal, como cremes dentais, também podem contar com o componente na formulação.
Transparência é um dos sobrenomes da Creamy! Aqui, você pode aprender sobre diversos ingredientes contidos nas fórmulas dos seus cosméticos favoritos. Assim, você se mantém informado enquanto garante os melhores cuidados para a sua pele diariamente!
Por isso, não deixe de explorar nosso glossário e aprender ainda mais. Para outras informações, visite nosso blog e nossas redes sociais. Estamos sempre publicando novidades para você aproveitar sua revolução skincare ao máximo!