Você já parou para pensar por que existem tantos componentes presentes nas listas de ingredientes dos seus produtos de skincare? Muitos deles estão lá para que o seu item te ofereça uma experiência ainda melhor ao utilizá-lo. É o caso do stearic acid, que vamos apresentar para você a seguir!
Apesar de ser comumente referido como um termo em inglês, pode ser encontrado traduzido, como ácido esteárico. A fórmula molecular do stearic acid é C18H36O2, e ele pode ser encontrado em diversos produtos de skincare, oferecendo os mais variados benefícios.
O stearic acid é um ácido graxo de cadeia longa e saturado. Para explicar mais detalhadamente, de acordo com o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia, “um ácido graxo é uma molécula orgânica caracterizada por cadeias carbônicas longas com um grupo carboxila em uma extremidade”.
Além disso, esse tipo de composto também tem a característica de gordura, podendo ser sólido ou líquido. Dessa maneira, ácidos graxos, como o ácido esteárico, têm funções variadas dependendo da forma que são empregados em produtos.
Mas para que serve o stearic acid em específico? O uso principal desse ingrediente em cosméticos é deixar a fórmula mais estável. “É utilizado como estabilizante de emulsões, agente doador de viscosidade e emoliente”, aprofunda Dr. Luiz.
Por causa da ação emoliente do ingrediente, além dos benefícios que ele traz para a fórmula em si, também cuida da nossa pele. Ativos com essas características oferecem mais maciez e flexibilidade à pele, atuando ao lado de outras propriedades para garantir melhores resultados a partir do nosso skincare.
Como este é um ingrediente comum, não é difícil encontrar o stearic acid em cosméticos. No entanto, você não precisa procurar por ele em específico. Como explicamos anteriormente, ele também pode ter efeitos positivos para a pele, mas não é seu objetivo principal.
A função básica do ingrediente é tornar a fórmula de um produto melhor. “O ácido esteárico é um ingrediente versátil que pode ser tipicamente encontrado em emulsões, sendo elas loções ou cremes”, explica Dr. Luiz.
Dessa forma, se você estiver procurando um produto para adicionar à sua rotina de skincare e o stearic acid estiver na lista de ingredientes, boa notícia! Com a ajuda dele, com certeza a fórmula do produto é mais estável, tornando-o mais seguro e com um tempo de vida útil bem maior.
Como o stearic acid pode estar em diferentes fórmulas de uma série de cosméticos, às vezes podemos ficar confusos em relação a qual escolher. Se você está em dúvida entre dois ingredientes que têm a mesma função, dê uma olhada nos ativos coadjuvantes da fórmula.
Essa é uma boa dica se você está de olho, por exemplo, em dois produtos antiacne, porque as demais propriedades que eles oferecem podem ajudar seu poder de decisão. Já se os dois produtos fazem exatamente a mesma coisa, dê atenção à textura.
Cada tipo de pele se dá melhor com uma textura diferente. Se você não tem certeza do seu tipo de pele ou do que é melhor para ela, consulte um dermatologista. O profissional poderá te guiar para a rotina de cuidados com a pele ideal.
Você sabia que a Creamy também tem um produto com esse ingrediente incrível? Pois é! Aqui, em nossa loja virtual, você encontra nosso amado azulzinho, que conta com o ácido esteárico vegetal na fórmula.
Assim, você consegue aproveitar todos os benefícios que os ingredientes selecionados do nosso Ácido Glicólico oferecem e ainda conhecer melhor o stearic acid. Aproveite e comece a sua revolução skincare junto conosco!