Presente na composição de inúmeros produtos, especialmente os calmantes e hidratantes, o extrato de aloe vera é um ativo poderoso com ação hidratante, reparadora e suavizante.
Também conhecida como babosa, essa planta possui diversos benefícios cientificamente comprovados, como alto poder hidratante e propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. Por esse motivo, o uso da aloe vera em dermocosméticos e cosméticos tem crescido cada vez mais.
Se você quer entender o que é aloe vera, saiba que ela é uma planta amplamente conhecida e utilizada na indústria cosmética. A grande quantidade de ativos presentes em seu extrato a tornaram um ingrediente curinga em produtos para peles delicadas, sensíveis, irritadas ou secas.
Dentro de suas folhas, ela produz um gel rico em ativos, como aminoácidos, glicoproteínas, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E. Esses compostos agem na pele com efeitos antioxidantes, nutritivos, fortalecedores e que ainda equilibram a produção de oleosidade da pele e ajudam a reter água, o que deixa a barreira cutânea mais saudável.
As folhas da babosa são divididas em três partes. A primeira é um gel que contém 99% de água e diversos componentes como glucomanano, lipídeos, aminoácidos e vitaminas. A segunda é uma camada interna de látex com uma seiva amarelada contendo antraquinonas e glicosídeos. A terceira é uma camada externa que age como “casca”, por onde passam o xilema e floema que conduzem a nutrição ao longo da planta.
Existem, inclusive, mais de 300 espécies da planta, que teve o seu primeiro registro de uso datado de 2.100 a.C., na Mesopotâmia. Os três tipos mais comuns são a Babosa Barbadensis, a Aloe Arborescens, e a Aloe Saponaria Haw. O segundo tipo possui espinhos macios, e o último possui versões maiores e mais duras. No entanto, nenhum dos dois representa perigos para a saúde.
Além de estar presente em muitos produtos hidratantes e calmantes, como as loções pós-sol, por exemplo, a aloe vera para pele auxilia no tratamento de acne, psoríase, coceiras, eczemas, picadas de insetos e pequenos ferimentos.
Conforme mencionamos, esse ingrediente está presente na composição de muitos dermocosméticos e cosméticos. No entanto, o uso do extrato não se restringe à área da beleza. Devido aos ativos com função cicatrizante, anestésica e anti-inflamatória, ele também auxilia no tratamento de queimaduras e combate dores musculares.
Entretanto, evite utilizar o extrato de aloe vera puro para fins de tratamento sem a recomendação de um médico. Mesmo que seja um ingrediente rico em benefícios, o uso direto na pele, sem a formulação e a dosagem corretas, pode trazer efeitos colaterais.
Por esse motivo, as fórmulas inteligentes da Creamy investem no ingrediente em proporções exatas para cada função dos produtos. Dessa forma, você pode obter o que há de melhor da planta sem se preocupar com reações adversas ou contraindicações.
É importante reforçar que o uso da babosa deve ser feito apenas de forma tópica, quando ela faz parte da composição de produtos seguros. A ingestão do gel, seja em forma de suco ou outras misturas, pode ser tóxica e não é recomendada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O extrato de aloe vera tem benefícios para todo o corpo, entretanto, a pele sai ganhando em disparada quando falamos sobre os ativos presentes na planta. Nós te contamos que ela tem ação hidratante, cicatrizante, reparadora, entre muitas outras. A seguir, vamos te mostrar um pouco mais sobre cada uma delas.
Os polissacarídeos presentes na aloe auxiliam na retenção de água na pele, aumentando a hidratação cutânea. Ao aumentar a coesão das células, também apresenta ação de maciez na pele. Os aminoácidos presentes podem suavizar células rígidas e o zinco encontrado na planta apresenta ação adstringente. Assim, o extrato de aloe vera ajuda a manter a pele hidratada, firme e iluminada.
A planta possui 19 aminoácidos essenciais para a formação e estruturação das proteínas, que são a base de células e tecidos, além de minerais, como cálcio, ferro e magnésio, por exemplo. Essas substâncias estão ligadas à cicatrização, pois realizam reepitelização tecidual, formação de vasos sanguíneos e de tecido conjuntivo.
Devido às glicoproteínas presentes no extrato, a aloe vera tem alto poder regenerador. Ela consegue agir diretamente nas camadas da pele, auxiliando a renovação celular e a desintoxicação das células.
Como você pôde notar, o extrato de aloe vera é um ótimo ativo para fazer parte da sua rotina. Por isso, ele está presente em vários produtos da Creamy, como o Calming Body Cream.
Todas as fórmulas da Creamy foram elaboradas para garantir segurança durante o uso, além dos melhores resultados. Em caso de dúvidas para escolher os melhores produtos para a sua pele, consulte um dermatologista.
Referências Bibliográficas:
FREITAS, V. S.; RODRIGUES, R. A. F.; GASPI, F. O. G. Propriedades Farmacológicas da Aloe Vera (L.) Burm. f.