AlsoBuyMinicart Settings 2

Glossário / sodium-polyacrylate

Sodium polyacrylate

Sabia que alguns ingredientes estão presentes em cosméticos para melhorar a nossa experiência? Pois é! Mesmo que um produto traga vários benefícios para a pele, ninguém gosta de colocar uma textura ruim no rosto. É para isso que servem substâncias como o sodium polyacrylate!

Para entender melhor como essa dinâmica funciona, continue a leitura! A Creamy explica a função do sodium polyacrylate bem como todas as vantagens do uso dele na indústria cosmética.

O que é?

O sodium polyacrylate é um polímero sintético com diversas aplicações, inclusive em cosméticos. Um polímero é uma macromolécula formada por monômeros: do grego, “poli” significa “muitos” e “meros”, “partes”.

Os polímeros estão em mais lugares do que imaginamos. O exemplo mais comum são os plásticos, que são praticamente essenciais para o nosso dia a dia. Contudo, isso não significa que esses compostos são utilizados apenas para os fins que pensamos.

Dessa forma, é possível encontrar polímeros naturais e sintéticos em praticamente todas as coisas. Polímeros naturais são aqueles que ocorrem de maneira orgânica na natureza, como o amido e a celulose. Os sintéticos, por sua vez, são aqueles obtidos em laboratório.

Um deles é o polyacrylate, ou poliacrilato, em português. Já o sodium polyacrylate, é o sal sódico do ácido poliacrílico, derivado do ácido acrílico. Todos os polímeros são obtidos por meio do mesmo processo, denominado polimerização.

Para que serve?

Pode parecer uma explicação bem complicada para um ingrediente que, aparentemente, não tem nenhum benefício para a pele, não é mesmo? No entanto, apesar de não ter um efeito cutâneo direto, o poliacrilato de sódio é muito importante para a nossa experiência durante o skincare.

“Como grande parte dos polímeros utilizados na indústria cosmética, este ingrediente forma redes tridimensionais que proporcionam estruturação da fórmula”, explica Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia. “Ele melhora o sensorial, a viscosidade e a textura do produto.”.

Isso significa que, mesmo não existindo vantagem do uso do sodium polyacrylate na pele, a fórmula dos cosméticos se beneficia com o ingrediente. Com ele, é possível criar uma fórmula mais estável e uma textura mais prazerosa.

“Ele pode aumentar a viscosidade da fórmula, o que facilita a aplicação; pode também ajudar a estabilizar emulsões, garantindo que a fórmula não se separe”, completa Dr. Luiz.

Sodium polyacrylate faz mal?

Muitas pessoas podem se assustar ao descobrir que existe um composto polimérico na fórmula dos cosméticos. Como explicamos anteriormente, polímeros são muito conhecidos como produtos plásticos, mas não se limitam a esse fim.

Existem diversas aplicações que já foram e continuam sendo testadas para garantir o melhor uso dos polímeros em nosso dia a dia. É o caso do silicone, por exemplo, e do próprio sodium polyacrylate.

Então, se você tem dúvidas sobre esse componente trazer algum tipo de dano à sua saúde ou à sua pele, não se preocupe! Usado corretamente, ele é completamente inofensivo. A não ser que você já tenha hipersensibilidade a esse ingrediente, não existe nenhuma contraindicação.

Contudo, lembre-se de que um ingrediente como esse sempre está acompanhado de outros ativos. Então, atente-se à fórmula de cada um dos produtos do seu skincare e, se for necessário, consulte um dermatologista para entender melhor cada um deles.

Sodium polyacrylate? A Creamy tem!

Da mesma forma que cuidamos da sua pele, prezamos pela melhor experiência possível ao você fazer seu skincare. Por isso, nossas fórmulas contam com ingredientes como o sodium polyacrylate, a fim de deixar os produtos ainda melhores para você!

Se quiser adicionar esse componente no seu skincare, conheça o nosso Ácido Tranexâmico! Já se desejar ir além, conheça o catálogo da Creamy aqui em nossa loja virtual e crie uma rotina de cuidados completa!

PRODUTOS RELACIONADOS

VEJA MAIS
VEJA MAIS