CUSTOM CSS

Faltam R$ 210,00 PARA O FRETE SAIR DE GRAÇA!

glossario/niacinamida

Niacinamida

Quando falamos de ingredientes de cosméticos faciais, é muito comum que alguns nomes apareçam constantemente aliados a outros ingredientes. Esse é o caso da niacinamida, um ativo muito popular entre o mundo dos cuidados faciais e que faz toda a diferença nos produtos.

Por isso, é muito importante não só conhecer como a niacinamida faz parte da nossa rotina de skincare como também a forma como ela pode mudar o jeito que cuidamos da nossa pele. Conheça melhor esse ativo aqui, com a Creamy, e descubra um novo mundo de benefícios!

O que é a niacinamida?

Antes de conhecer as vantagens que a niacinamida traz, precisamos saber o que ela é. Basicamente, a niacinamida é “uma das formas da vitamina B3 presente nos cosméticos”, como explica o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia.

Também chamada de nicotinamida, ela é a forma amida da vitamina B3 e pode ter origem tanto animal quanto vegetal. Esse ativo já é usado há mais de 40 anos no meio dermatológico e pode ser aliado facilmente a outros ingredientes, visto que é pouco reagente e bastante versátil quando usado nas concentrações indicadas.

“Todos os testes clínicos publicados que identificaram os benefícios da niacinamida utilizaram concentrações de 1 a 5%. Concentrações superiores a essa não foram estudadas”, explica Dr. Luiz. Nesse sentido, também vale destacar que nossa pele tem um limite de absorção em frente à niacinamida.

Sobre o assunto, Dr. Luiz finaliza: “O excesso de niacinamida pode irritar a pele. Quando usada nas concentrações padrão (de 1 a 5%), raramente observam-se efeitos colaterais. O uso de concentrações superiores a 5% não teve seu perfil de segurança estabelecido em nenhum estudo.

Apesar de ser uma vitamina extremamente bem tolerada pela pele, o excesso do ingrediente pode ser convertido em ácido nicotínico, que causa eritema (vermelhidão), ardência e irritação na pele”. A boa notícia é que o ácido lático, amarelinho aqui da Creamy, possui a concentração ideal para cuidar da sua pele!

A niacinamida e a pele

Agora que já conhecemos o ativo, está na hora de conhecer os benefícios da niacinamida quando usada na pele. Não são poucos: o ingrediente é tão popular porque traz diversas vantagens combinadas, que fazem uma grande diferença para os cuidados faciais.

Para começar, um dos resultados mais esperados quando se faz um tratamento com o componente é o controle das hiperpigmentações cutâneas. Isso quer dizer que a niacinamida para melasma e manchas cutâneas provindas da idade, do sol ou da acne é uma grande vantagem.

A niacinamida clareia a pele onde é necessário, agindo diretamente nos locais manchados. Além disso, sua ação previne futuras hiperpigmentações, no caso da acne, pois o ativo também age no controle da doença e diminui a aparência dos poros.

O ativo também possui um efeito antioleosidade, antivermelhidão e calmante, criando uma camada protetora na pele. Isso se deve ao fato de que a pele deixa de perder água excessivamente e se mantém hidratada por mais tempo, pois a produção de ceramidas é induzida. Assim, também, fica menos exposta à ação dos radicais livres.

A niacinamida na sua rotina

Com a Creamy, é fácil usar a niacinamida para pele! O ingrediente está presente em nosso creme de ácido glicólico, no sérum de ácido lático e na solução de ácido tranexâmico. Todos esses produtinhos trazem consigo os benefícios que a niacinamida oferece aliados a outros mais.

Um sérum com niacinamida, como nosso amarelinho, é ideal para quem procura um produto com alto índice de absorção e um cuidado mais gentil com a sua pele. Já uma fórmula em creme, por sua vez, acentua o efeito hidratante do ativo, deixando a pele com um acabamento único.

Para um alto efeito de clareamento, o nosso ácido tranexâmico é o que você procura. Além da niacinamida e do próprio ácido, os outros ingredientes também são poderosos agentes clareadores que trabalham muito bem juntos!

Antes de escolher um produto com niacinamida, é importante entender os efeitos dos outros ingredientes. Esse cuidado é fundamental para evitar reações: “A alergia à niacinamida é pouco provável”, explica Dr. Luiz, contanto que as indicações e concentrações sejam respeitadas.

Isso porque a vitamina já está naturalmente presente no nosso organismo, o que pode não ser o caso de outros ativos. Por isso, o acompanhamento com um dermatologista é fundamental na hora de cuidar da pele.

Cuide-se com a Creamy!

Assim como nós, agora você com certeza também ama a niacinamida! Então aproveite para adquirir nossos produtos que têm o ativo na fórmula e não perder a chance de revolucionar sua rotina de skincare junto à Creamy!

produtos relacionados